Um blefe audacioso com o sabor de um ultimato lançado por Joan Laporta, o presidente da seleção catalã, que virou a sacrossanta Liga de Futebol espanhola de cabeça para baixo. Porque perder Messi é perder muito dinheiro.
Todos na Espanha insistem que Messi está deixando o clube catalão.
Messi está realmente saindo? A questão ainda está suspensa no ar. Afinal de contas, vamos descobrir nas próximas horas.
A notícia ainda é difícil de digerir e embora todas as indicações sejam de que as portas estão absolutamente fechadas, não me surpreenderia se o extraordinário atacante argentino pudesse ficar com a equipe à qual se juntou aos 13 anos de idade.
Já se falou o suficiente sobre seu legado, sua impressionante carreira, os lances mágicos, os dribles, o gênio, a destreza técnica.
E claro, 474 gols, seis Bolas de Ouro e seis Chuteiras de Ouro; 10 títulos La Liga, quatro Ligas dos Campeões, sete Copas do Rei, oito Super Copas da Espanha, três Copas do Mundo de Clubes e três Super Copas Europeias, assim como seis vezes Pichichi.
No entanto, o mesmo problema que hoje o tem fora do Barça e da Espanha, econômico-financeiro, parece ser o plano de salvação.
Embora o chefe do La Liga, Javier Tebas, tenha avisado o Barcelona, com uma dívida de mais de um bilhão de euros, que não teria privilégios em nenhuma negociação, ele está ciente do que significa perder Messi.
De fato, como o futebol é um grande negócio, os rivais mais ferozes da equipe catalã também não olham com bons olhos para uma perda tão grande.
Uma La Liga ressentida, que antes já não conseguiu manter o Neymar do Brasil, o português Cristiano Ronaldo e mais recentemente o premiado zagueiro Sergio Ramos de Madri, sofreria um golpe esmagador com o êxodo de Messi.
Sem dúvida, os patrões espanhóis vão tirar suas calculadoras nas primeiras horas desta manhã para fazer as contas. E deste exercício noturno pode sair um acordo in extremis.
Esporte, futebol e Espanha vencerão se conseguirem manter um dos escolhidos que vêm a este mundo conturbado para torná-lo um pouco mais feliz.
oda/ft/vmc