Embora a equipe de hóquei feminina indiana tenha alcançado um novo marco para o país nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 com um quarto lugar, os dogmas sociais estavam em ação no caso da jogadora excepcional.
Enquanto a Índia se regozijava, pois suas meninas superaram uma formidável equipe australiana nas quartas de final para reservar o ingresso para as semifinais do evento, a perspectiva na casa de Katariya em Roshnabad, Haridwar, logo seria diferente.
A atacante mais experiente da seleção indiana, com mais de 240 partidas, lutou várias batalhas de casta e gênero, na esperança de que as pessoas a reconhecessem plenamente como uma jogadora que faz a diferença no gramado.
As façanhas desta mulher ‘intocável’ e ‘Dalit’, um dos estratos sociais mais baixos do país, que se tornou a primeira indiana a marcar um hat trick contra a África do Sul e marcou o último gol na partida da medalha de bronze contra a Grã-Bretanha, não conseguiram reprimir os insultos da casta.
Esta antiga forma de divisão social foi legalmente abolida na Constituição indiana em 1950 para evitar a discriminação e o abuso dos estratos mais baixos da sociedade, mas ainda está em curso.
Depois de uma derrota apertada na semifinal para a Argentina, vários homens de casta superior cercaram a casa de Vandana e começaram a disparar fogos de artifício e a dançar em zombaria enquanto cantavam que a equipe indiana não podia vencer porque tinha ‘muitos Dalits’.
Na Índia, as diferenças de castas se enraizaram em praticamente todos os setores da vida e o sistema esportivo também não foi poupado em um país que terminou ‘intocável’ em 1950, mas sete décadas depois continua a enfrentar problemas relacionados a esta divisão social.
E se pertencer à seção Dalit da sociedade significa uma vida de perdição, para as mulheres Dalit é uma dupla marginalização.
O esporte indiano atrai seus atletas de origens marginalizadas e oprimidas e a cada temporada olímpica o país hasteia a bandeira tricolor em apoio a esses atletas que, ironicamente, lutam batalhas mais duras fora dos estádios do que dentro deles.
msm/abm/vmc