Embora o país mantenha a declaração de Calamidade Pública, o executivo colocou em vigor neste domingo uma nova atualização do decreto presidencial sobre o assunto, contendo várias medidas de alívio que facilitam a mobilidade dos cidadãos e o renascimento dos serviços e atividades comerciais.
De acordo com o decreto presidencial, a província de Luanda continuará sob uma cerca de saúde até pelo menos 6 de setembro, pois tem o maior número de pessoas infectadas por diferentes linhagens do coronavírus SARS-CoV2, o que causa a Covid-19.
Entre as novidades do regulamento estão a redução da quarentena domiciliar para viajantes do exterior de 10 para sete dias, a reabertura de cassinos e ginásios cobertos e o funcionamento dos mercados em todos os dias da semana.
Dados da comissão multissetorial para a resposta à pandemia mostram um saldo de 43.662 casos positivos, com 1.499 mortes, 40.122 recuperados e 2.491 casos ativos, desde que os primeiros casos foram detectados em março de 2020.
O Secretário de Estado da Saúde Pública, Franco Mufinda, confirmou ontem a chegada em Luanda de 165.600 vacinas de dose única da marca Johnson & Johnson contra a Covid-19, de uma compra estatal através da plataforma da União Africana (UA) para este fim (AVAT).
O fundo AVAT visa facilitar a aquisição dos injetáveis pelos Estados-membros da UA, com o Banco Africano de Importação e Exportação (Afreximbank) desempenhando um papel fundamental neste esforço, disse ele.
Explicou que o preço por lâmpada é de US$ 7,5 e o processo de aquisição através da AVAT deve durar até setembro de 2022.
Os injetáveis da Johnson & Johnson começarão a ser aplicados esta semana, principalmente nas províncias do Cunene, Namibe, Cuando Cubango e Huíla, que têm fronteiras com os estados vizinhos, disse o representante da comissão multissetorial.
Angola iniciou o processo de imunização contra a Covid-19 em 2 de março de 2021, após receber as primeiras 624.000 doses da AstraZeneca de uma doação da iniciativa Covax, apoiada pela Organização Mundial da Saúde e outras instituições internacionais.
mem/mjm/bm