23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Dicotomia vacinal, uma realidade no futuro do turismo

Dicotomia vacinal, uma realidade no futuro do turismo

Madri, 10 ago (Prensa Latina) Ser vacinado é um ato de fé, mas a difusão desenfreada do novo coronavírus mudou a mente da maioria das pessoas, assim como o turismo, que está olhando favoravelmente para o assunto.

A vacinação voluntária está se tornando cada vez mais obsoleta, apesar da resistência de um segmento da população. Gustavo Egusquiza, um escritor e especialista em turismo, acredita que será crucial para a indústria.

Em entrevista à Prensa Latina, Egusquiza analisou o caso do México, onde o domínio do lazer é responsável por quase 8% do Produto Interno Bruto e gera 10 milhões de empregos diretos e indiretos.

Em resposta a uma pergunta sobre a atitude arrogante de alguns hoteleiros mexicanos ao não aplicarem rigorosamente os testes Covid-19 por causa de sua rentabilidade, ele estimou uma queda de 46% no turismo em 2020 e uma perda de 13 bilhões de dólares.

‘Destinos como o Caribe mexicano são 80% dependentes do turismo estrangeiro. Com um salário médio de 5.400 dólares por ano, quase nenhum auxílio governamental e uma economia na qual grande parte da população vive no dia a dia, as decisões que podiam ser tomadas foram tomadas’, disse ele.

Ao elaborar a questão, ele disse que a solução teria sido fechar até que 70% da população fosse vacinada e ter prestado ajuda ao setor de turismo, ‘mas também é preciso entender as particularidades de cada país e seu músculo financeiro’.

Uma coisa é o que queremos fazer e outra bem diferente do que as circunstâncias nos permitem fazer’, disse ele.

Em outra parte da conversa com a Prensa Latina, o especialista em turismo de luxo reconhecido pela revista Forbes Latam, formada pela Universidade de Edimburgo e pela Universidade de Oxford, mergulhou na questão da vacinação.

‘Esta é uma questão científica e ética. No momento a sociedade está perguntando se as pessoas vacinadas devem ter menos restrições do que aquelas que ainda não foram vacinadas, ou se este é o caminho para reabrir a economia e o turismo’, disse Egusquiza.

Ele descreveu as vacinas em geral como ‘remendos’, uma vez que não interrompem a transmissão da doença.

‘Uma pessoa vacinada pode ser infectada e transmitir Covid-19, mas ao mesmo tempo as vacinas provaram ser eficazes na redução da transmissão’, explicou ele.

Finalmente, ele sublinhou sua opinião de que a carteira de vacinação introduzida pela União Europeia poderia ser uma ferramenta útil para facilitar novamente a livre circulação de pessoas e impulsionar o setor de turismo.

De maneira semelhante, ele observou que levará tempo para que os europeus ‘recuperem a confiança no mercado latino-americano devido à complexidade dos programas de vacinação e sua lentidão em muitos desses países’.

ymr/ft/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES