O Centro de Operações de Emergência (COE) colocou ontem 24 províncias em alerta para possíveis inundações de rios, riachos, bem como inundações repentinas ou urbanas.
Destas, em alerta vermelho (máximo), as províncias de La Altagracia, La Romana, Grande Santo Domingo, El Seibo, San Cristóbal, Monsenhor Nouel e San José de Ocoa, territórios por onde está prevista a passagem do fenômeno meteorológico.
Nestes locais, as organizações de proteção civil estão a evacuar das zonas baixas para as casas dos familiares ou para os abrigos criados para o efeito e ativados com a respectiva logística.
De acordo com a trajetória de previsão, espera-se que nesta quarta-feira haja céu nublado com chuvas moderadas a fortes e ventos sobre a porção leste da ilha.
Com isso, há um alerta do Escritório Nacional de Meteorologia (Onamet) sobre as condições de tempestades tropicais de Cabo Francés Viejo à Baía de Manzanillo, na fronteira com o Haiti.
À medida que o fenômeno avança na direção oeste-noroeste, destacou Onamet, as chuvas serão mais intensas e com possíveis condições de ciclones tropicais para cidades pertencentes ao nordeste, sudeste, norte, sudoeste, cordilheira central e área de fronteira durante a tarde e noite.
msm / ema / fav