De acordo com o relatório divulgado às 09:00 (hora local), o fenômeno meteorológico localizava-se a 22,3 graus de latitude norte e 77,6 graus de longitude oeste, posição que o colocava nas proximidades de Cayo Romano e 95 quilômetros ao norte da cidade de Camagüey.
O evento climático continua com pouca alteração de intensidade, com ventos máximos sustentados de 55 quilômetros por hora, com rajadas mais altas e pressão mínima de 1013 hectoPascal. Especifica também que Fred está viajando na direção oeste-noroeste, e sua velocidade de translação é de 17 quilômetros por hora.
Nas próximas 12 a 24 horas, este organismo tropical manterá um curso e velocidade de translação semelhantes, para continuar se movendo pelos mares adjacentes às chaves setentrionais da região central do país.
Durante o dia, o sistema pode ganhar um pouco mais em organização e intensidade, e mais uma vez atingir a categoria de tempestade tropical.
As imagens de satélite mostram áreas nubladas e chuvosas afetando a região leste de Cuba, que se estenderá nas próximas horas e pode ser forte e intensa em alguns locais, principalmente em áreas montanhosas.
Haverá ondas no litoral centro-norte, com acumulo de água em áreas baixas.
mgt / joe / mmd/gdc