23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba e sua resposta à pandemia Covid-19

Cuba e sua resposta à pandemia Covid-19

Havana, 16 ago (Prensa Latina) Cuba apresenta hoje um cenário epidemiológico complexo devido ao Covid-19, com números inéditos; mas avança na imunização de todas as pessoas e implementa ações para reforçar o enfrentamento à pandemia.

Recentemente, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, referiu-se à maior das Antilhas como um ‘estado falido’ em sua resposta à atual situação epidemiológica global devido ao vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19; uma declaração rejeitada por cientistas, pessoal de saúde, acadêmicos e a população cubana e internacional.

Essas declarações surpreenderam a muitos, inclusive estadunidenses

que tiveram contato direto com o sistema de saúde cubano (totalmente gratuito e universal), e indignaram os trabalhadores do setor na nação caribenha, principalmente aqueles que arriscam suas vidas todos os dias na chamada zona vermelha. ou linha de frente para garantir o bem-estar da maioria.

Desde o início da pandemia no ano passado, pessoal de saúde cubano, cientistas e profissionais de vários setores voltaram todos os seus esforços para a luta contra este inimigo microscópico, mas mortal; e, como de costume, também ofereceram ajuda a outras pessoas necessitadas.

Por isso, enviarão uma carta ao Presidente Biden (disponível no link https://www.cienciacubana.cu/es) que demonstra as conquistas de Cuba em matéria de saúde e, especificamente, na luta contra a Covid-19. Mais de 4.400 assinaturas apóiam a carta até agora.

Nos últimos meses, um aumento nas infecções foi registrado neste país como resultado da disseminação de variantes mais perigosas do vírus, incluindo aquelas de maior preocupação em todo o mundo, e padrões mutacionais (variantes ainda não relatadas internacionalmente).

Neste contexto, tem sido reforçada a vigilância e prevenção da comunidade, através de investigações ativas, o trabalho dos médicos de família e enfermeiros, nas policlínicas, no seguimento dos doentes internados no domicílio e daqueles que devem ir a hospitais de instituições por serem casos de médio ou alto risco.

A nação caribenha acumula 517.668 pessoas diagnosticadas com a infecção, das quais 4.023 perderam a vida e 473.116 se recuperaram (91,4 %).

Ao mesmo tempo, a imunização avança em todo o território nacional, incluindo grupos vulneráveis, com propostas de vacinas próprias.

Até o dia 13 de agosto, foram administradas 11.409.451 doses dos candidatos Soberana 02 e Soberana PLUS, além da vacina Abdala (primeira na América Latina e Caribe).

Vários estudos e investigações também estão sendo realizados em outros projetos de vacinas e medicamentos para tratar a infecção, garantir a evolução satisfatória dos pacientes e reforçar a imunidade dos convalescentes. Tudo isso sob a pressão de um bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos contra Cuba há quase 60 anos, com 243 restrições adicionais impostas pelo governo do ex-presidente Donald Trump, muitas delas neste momento de pandemia, e que são ainda vigentes.

Isso limita o direito do povo cubano de adquirir tecnologias, suprimentos médicos e matérias-primas necessárias para o atendimento; bem como a compra de alimentos.

A carta ao presidente Biden pede o levantamento do bloqueio e a reversão dessas medidas como a melhor forma de o governo dos Estados Unidos ajudar os cubanos, se realmente quiser.

O texto destaca que em meio a essa pandemia ‘os sistemas de saúde de todos os países devem ser apoiados, não prejudicados, e a colaboração deve estar na ordem do dia’.

mem / rbp / ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES