A instituição, segundo a ministra da Cultura, Carmen Heredia, funcionará de forma que, embora tenha sede em Santo Domingo, trabalhe na identidade musical de todo o país.
O diretor da Casa, Juan Tomás García, disse à imprensa que um dos objetivos do projeto ‘é a integração das várias instituições que trabalham com música, especialmente aquelas com uma abordagem profissional a favor da promoção, enriquecimento e dinamização da música e vida cultural do país ‘.
E explicou que a instituição procura sustentar-se na participação da comunidade ligada à música e a dança, de forma que seja uma entidade que apoie o desenvolvimento e bem-estar deste setor artístico.
Localizada na Rua Arzobispo Meriño, 265, a instalação conta com um espaço ao ar livre para shows e atividades artísticas, salas de exposições temporárias e permanentes, loja de venda de instrumentos musicais, bibliografia sobre música dominicana e colecionáveis, além de uma cafeteria.
Segundo as autoridades de cultura, os planos e projetos da entidade incluem o desenvolvimento de uma marca editorial para a reedição de livros sobre música, em coordenação com a Editora Nacional e o Ministério da Cultura, bem como o lançamento de produções musicais em parceria com o Arquivo Geral da Nação.
A Casa da Música, sem dúvida, é uma iniciativa esperada e bem-vinda e acrescenta um novo destino ao percurso cultural, educativo e de entretenimento da capital, que vai agradar a nativos e visitantes.
msm / ema / cm