Enfatizou a importância da imunização na população adulta e de receber uma terceira dose, como recomendado pelo Ministério da Saúde Pública.
Galiana disse que se a Delta se espalhar entre menores, há a possibilidade de que eles possam gerar infecções e eventualmente doenças mais graves do que outras variantes.
Ressaltou que as crianças menores de 12 anos ‘geralmente são infectadas em casa, ligadas a seus pais ou irmãos mais velhos’.
O Instituto Pasteur em Montevidéu informou que em uma amostragem aleatória de 25 de junho a 5 de agosto, 150 casos da variante viral, que apareceram originalmente na Índia, foram detectados em 300 pessoas que retornaram ao Uruguai após viajar para os Estados Unidos, o Caribe e a Europa.
A viróloga Pilar Moreno alertou recentemente sobre a iminente circulação comunitária da Delta, assim como o especialista científico Gonzalo Moratorio.
As estatísticas do Uruguai do dia mostraram 107 novos casos de Covid-19, uma morte, 25 pacientes internados em centros de tratamento intensivo e 1.378 pacientes ativos.
Entretanto, as autoridades médicas instaram a reforçar as medidas preventivas após a decisão do governo de reabrir as fronteiras a estrangeiros, permitir festas e eventos e capacidade em jogos de futebol.
mem/hr/bm