Com os da data, o total de infectados com o vírus mortal chegou a 1.009.710 e agravou a crise em que já estavam mergulhados hospitais e necrotérios, principalmente os desta capital.
Foi a primeira vez em muitos dias que a nação indochinesa registrou menos de 20.000 casos, mas as autoridades avisaram que aplicarão estritamente as medidas de contenção para ver se finalmente superam a situação epidemiológica desesperadora.
Precipitada pela variante Delta do vírus, a terceira onda da doença, que começou em abril, obrigou o Governo a estender até 31 de agosto um bloqueio a Bangkok e a 28 das 77 províncias do país, o segundo na Ásia onde apareceu o vírus depois da China.
As restrições incluem viagens para outros territórios, toque de recolher a partir das 21h, limitação de reuniões a cinco pessoas e fechamento de restaurantes, parques, shopping centers e estabelecimentos de recreação.
O Ministério da Saúde também informou nesta quinta-feira mais 240 mortes em decorrência da doença, elevando o acumulado para 8.826.
O executivo, por sua vez, aprovou uma nova parcela de US $280 milhões para a compra de 20 milhões de doses da vacina da Pfizer como parte do plano para garantir 100 milhões de injetáveis até o final do ano.
mgt / asg / hb