O número de pessoas afetadas pela doença contagiosa contabilizada nesta quarta-feira é 47,6 por cento superior à de terça-feira, de 25.467, informou o Ministério da Saúde e Bem-Estar da Família.
O país também sofreu outras 648 mortes devido à Covid-19 e agora as mortes por essa causa chegam a 435.758, de acordo com dados oficiais.
Até o momento, 31.754.281 pessoas foram curadas da doença na Índia, mas os casos doentes ou ativos aumentaram para 322.327, disseram as autoridades de saúde.
Enquanto isso, 16 dos 78 cidadãos afegãos evacuados para o país na segunda-feira testaram positivo para o coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença. Os 78 afegãos foram colocados em quarentena por precaução, relatou o canal NDTV.
O ministro da Saúde do estado indiano de Delhi, Satyendar Jain, disse que a capital se prepara para a terceira onda de Covid-19 e que estão sendo feitos mais 49 mil leitos, 12 mil deles equipados com oxigênio.
Por outro lado, foi relatado que a Índia poderia entrar em uma fase endêmica da pandemia, caracterizada por um nível baixo ou moderado de transmissão da infecção, disse o principal cientista da Organização Mundial de Saúde (OMS), Soumya Swaminathan.
A fase endêmica de uma doença é quando a população aprende a conviver com ela e é diferente da fase epidêmica em que o vírus oprime as pessoas, informou o jornal Daily News and Analysis.
Swaminathan, nascido na Índia, disse em entrevista que o país pode estar iniciando uma espécie de estágio endêmico da Covid-19, já que o crescimento exponencial e os picos de alguns meses atrás não são observados.
É muito viável – disse o especialista da OMS – que a situação continue assim, com altos e baixos em várias partes, dadas as dimensões do país, a heterogeneidade da sua população e o estado de imunidade nas suas diferentes regiões.
A Índia continua sendo o segundo país mais afetado pela pandemia, em número de casos confirmados, atrás apenas dos Estados Unidos, que ultrapassaram 37 milhões e meio de infecções, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.
ga / abm / fav