23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Covid-19 no Panamá retrocede

Covid-19 no Panamá retrocede

Panamá, 25 de ago (Prensa Latina) A pandemia de Covid-19 aponta para um retrocesso no Panamá, tanto em infecções quanto em hospitalizados e falecidos, enquanto especialistas confirmam hoje que os vacinados são menos afetados pela infecção e suas consequências.

‘Todas as regiões do país relatam uma baixa incidência até o momento e, nesse sentido, as medidas anunciadas são justamente o reflexo ou resultado do trabalho de um país inteiro, que não vacilou no combate a esse mortal vírus’, informou o ministério da Saúde (Minsa) em seu último relatório.

‘Esta é uma epidemia de pessoas não vacinadas neste momento’, disse Eduardo Ortega, especialista no assunto, que apoia as estatísticas do Minsa, que mostram que 75 por cento dos internados atualmente e 94,1 dos falecidos nas últimas 23 semanas, eles não foram imunizados.

O médico, que chefia a Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia, escreveu em sua conta no Twitter que até ontem foram administradas na população do país 4.073.049 doses de vacinas, das quais 31 por cento completaram o esquema de inoculação.

Na própria rede, ele instou a optar pela imunização, explicando que ‘as pessoas vacinadas têm títulos mais elevados de anticorpos neutralizantes e de maior duração. A resposta é focada em uma única proteína; enquanto as pessoas infectadas têm que dividir sua atenção para múltiplos antígenos e os o vírus inibe a resposta ‘.

Em recente diálogo com jornalistas, Ortega alertou que ‘estamos numa corrida contra a variante Delta (do vírus SARS-CoV-2) e sabemos que isso exige que tenhamos um número maior de panamenhos com duas doses da vacina para protegê-los de uma forma mais eficiente’

Por sua vez, ontem o ministro da Saúde, Luis Francisco Sucre, informou que no Panamá foram detectados até o momento cerca de 40 casos portadores da cepa agressiva, obrigando a vigilância epidemiológica e genômica estrita nos pontos de entrada do país.

‘O conjunto abrangente de medidas graduais e assimétricas aplicadas no Panamá tem dado os resultados esperados, pois é um trabalho diário, interinstitucional e conjunto entre o Governo Nacional, empresários, comunidades religiosas e a sociedade civil’, disse ele em seu habitual semanário. relatório.

Devido aos resultados epidemiológicos favoráveis, as autoridades sanitárias decidiram relaxar gradativamente as restrições de mobilidade em várias áreas do país, ao mesmo tempo que reforçavam a vigilância e rastreabilidade nas pequenas fontes de contágio que ainda existem.

No último dia, foram detectados 480 casos positivos e registrados três óbitos, permanecendo 103 pacientes em unidades de terapia intensiva, de um total de 382 internados.

O Panamá comemora 535 dias de pandemia nesta quarta-feira, em que 453.466 pessoas foram infectadas e 7.018 delas morreram, proporção muito elevada levando-se em consideração a população do país de pouco mais de quatro milhões de habitantes.

ga / orm / fav/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES