Erdene disse que em 2021, que marca o centenário das relações diplomáticas entre a Mongólia e a Rússia, será trabalhado um acordo de livre comércio com a união econômica eurasiática que inclui o país eurasiático, destacou a agência Montsame.
O primeiro-ministro acrescentou que neste momento não existem disputas jurídicas ou políticas entre os dois Estados, fruto do elevado nível de cooperação alcançado neste século.
Observando que a cooperação comercial e econômica entre a Mongólia e a Rússia é fraca, o primeiro-ministro disse que a Rússia representou 0,9 por cento das exportações da Mongólia em 2019, enquanto esse desempenho foi de 58,5 por cento em 1992.
Olhando para o relacionamento entre os dois países no passado, já se passaram dez anos desde o estabelecimento de uma parceria estratégica em 2009 até o estabelecimento de uma parceria estratégica abrangente em 2019.
No entanto, nenhum resultado significativo foi alcançado na relação bilateral, exceto para viagens sem visto entre os dois países, disse Erdene.
Portanto, o exemplo de cem anos de boa vizinhança servirá para desenvolver ainda mais esses laços estratégicos nos próximos 100 anos de relações entre a Mongólia e a Rússia, concluiu o primeiro-ministro.
jcm / gfa / hb