Inspirado no romance homônimo de Honorato de Balzac e dirigido por Xavier Giannoli, o filme francês é uma comédia ambientada no século 19 em que Lucien, um jovem poeta desconhecido ávido por abrir caminho na vida, deixa sua cidade natal para tentar a sorte em Paris sob a proteção de seu patrono.
No entanto, ele logo terá que se defender sozinho e ‘vai descobrir as maquinações que acontecem em um mundo que obedece à lei do lucro e da simulação’, diz a sinopse da apresentação.
Comentando o filme, Giannoli destacou que o romance de Balzac revela a matriz do mundo moderno, o momento em que toda uma civilização estava prestes a ceder à lei do lucro e ele queria prolongar esse gesto graças ao cinema ‘tomando as liberdades no que diz respeito ao texto original que me permita exprimir o seu espírito ‘.
O outro filme da seção Venecia 78 cujo lançamento está previsto para hoje é o estadunidense do gênero de fantasia ‘Mona Lisa e a Lua de Sangue’, dirigido pela diretora iraniana Ana Lily Amirpour.
No dia anterior, Penélope Cruz reapareceu nos corredores do festival, com sua atuação em Competencia Oficial, filme hispano-argentino de Mariano Cohn e Gastón Duprat, no qual dividiu elenco com Antonio Banderas e Oscar Martínez.
A célebre atriz espanhola também participou na jornada de abertura do concurso que decorre até ao dia 11, como co-estrela de ‘Mães Solteiras’, filme escrito e dirigido por Pedro Almodóvar.
jcm / fgg / hb