22 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba empenhada na transformação de sua agricultura

Cuba empenhada na transformação de sua agricultura

Havana, 6 sep (Prensa Latina) Com a criação de pólos produtivos agropecuários e florestais para incrementar a oferta de alimentos às grandes cidades, a indústria alimentar e ao turismo Cuba impulsiona hoje a transformação de sua agricultura.

Esta decisão faz parte dos esforços destinados a garantir o abastecimento a esses três destinos e a favorecer a substituição efectiva das importações e o aumento das exportações, através de processos de inovação, assistência técnica, extensão agrícola e criação de capacidades para todos os agentes económicos associados.

Tal como assinala a Resolução 384/2021, publicada pelo Diário Oficial da República, os pólos produtivos agropecuários e florestais são o sistema de coordenação e articulação consciente, Voluntária e ordenada em função da gestão integral das cadeias de valor agroindustriais e dos processos de invenção, assistência técnica, extensão agrária e capacitação para gerar produtos e serviços de alto valor agregado.

Daí que essa norma jurídica, publicada na passada sexta-feira, estabeleça que tais organizações têm como princípio a integração ao conformar-se com empresas, cooperativas, produtores, trabalhadores por conta própria (privados), entidades de ciência, tecnologia e inovação e universidades.

Entre suas funções está ser uma via para o desenvolvimento com a introdução maciça de novas tecnologias e os avanços da ciência, favorecer a assistência técnica, a capacitação e o extensionismo agrário e facilitar a melhoria das condições de vida das comunidades.

Ao constituírem-se numa área geográfica determinada, devem ser fonte de emprego seguro para a população da região que abrange e arredores, trazer benefícios económicos e sociais, introduzir tecnologias como a agricultura de precisão, Sementes e raças de animais produtivos de elevado valor genético e prestação de serviços profissionais à base produtiva.

Estes pólos podem especializar-se em culturas diversas, produtores de arroz, produtores de tabaco, produtores de açúcar, citrícolas, produtores de café, produtores de cacau, produtores de fibras naturais, aves, criadores de gado, suínos, madeireiros, fruteiras, grãos e outras produções agrícolas e florestais.

Trata-se de uma das 106 medidas aprovadas pelo governo cubano para fortalecer o sector agrícola e a empresa estatal socialista, a fim de avançar em melhores condições e aumentar o fornecimento de alimentos.

Sobre o tema o ministro da Agricultura, Idael Pérez explicou recentemente que entre essas ações também está a nova política de comercialização, que favorece não só a semeadura e colheita, mas também a venda para satisfazer a procura da população com um abastecimento permanente em toda a rede de mercados.

Tudo se faz, disse, reconhecendo os atuais custos a partir das limitações econômicas do país pelo recrudescimento do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos, os efeitos da Covid-19 e a mudança climática, Fatores que afetam a compra de fatores de produção para cultivar a terra e os seus rendimentos.

Pérez insistiu em que as políticas aprovadas e em execução são expressão da vontade política e governamental para fortalecer o setor agropecuário, o que facilita a gestão de recursos e preços, cobrir o mercado interno em divisas, impulsionar as exportações, e melhorar as condições de trabalho e salariais no sector.

Sobre estas bases hoje não existem limitações nem restrições para a comercialização agrícola, porque o objectivo é evitar perdas e que tudo o que se semeia chegue à mesa dos cubanos nas melhores condições e com qualidade.

Para esse efeito, o país disporá de um fundo de 800 milhões de pesos (75 milhões de dólares) para o fomento do cultivo do arroz, banana, mandioca, frutas, produções de suínos e da pecuária bovina, o qual deve ser executado no que resta de 2021 em empresas cujo desempenho tenha um impacto favorável nas linhas priorizadas.

O crédito é concedido com uma taxa de juro de 1,5 por cento para capital de trabalho, com um prazo de reembolso correspondente ao ciclo produtivo do cultivo ou atividade, e de dois por cento para os investimentos, pelo que as poupanças financeiras favorecerão os destinatários.

Para este apoio monetário, cujas operações começaram em 1 de setembro, é importante a seleção dos produtores que podem ser estatais, cooperativos e usufructuários, que serão assistidos com este crédito para sua execução de forma imediata.

mem/acl/crc/glmv/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES