A exposição inaugurada por ocasião do aniversário de nascimento do intelectual da ilha, falecido em 31 de julho de 2020, faz parte de um programa de ações culturais, sociais, ambientais e educacionais, organizado por diferentes entidades.
Da Galeria Carmen Montilla e sob o título Diante de nossos olhos: arte e pandemia, a exposição traz a assinatura dos pintores Lesbia Vent Dumois, Isavel Gimeno, Alicia Leal, Flora Fong, Zaida del Río, Diana Balboa, Betsy Arias e Liang Domínguez .
A iniciativa completa o calendário da XXI edição do projeto Ruta y Andares, que este ano apresentou de forma inédita o programa Tras la Ruta de Eusebio Leal, com uma secção dedicada à presença da mulher no pensamento, na arte e na história.
Da mesma forma, a Banda Nacional de Concerto se apresentará no Museu da Cidade, enquanto o Prêmio Provincial de História Eusebio Leal Spengler será entregue pela primeira vez.
De acordo com o Escritório do Historiador de Havana, o objetivo da jornada de homenagem é preservar o patrimônio de Leal e fazer crescer o trabalho da instituição que visa salvaguardar a história e a identidade desta cidade e da nação caribenha.
Distinguido como Embaixador da Boa Vontade do Sistema das Nações Unidas, Leal dedicou sua vida a restauração do Casco Histórico desta cidade, pela qual uma das ações comemorativas foi a abertura da Escola Politécnica Carlos Rafael Rodríguez, depois de 3 anos de trabalho.
Outra das propostas está no Colóquio Pensando na cultura da comunidade, cuja programação inclui apresentações de livros, intercâmbios sobre cinema e comunicação, exposições de desenhos e fotografia, desfiles e shows.
Em sua prolífica carreira como pesquisador, político e acadêmico, ele escreveu ensaios, prólogos e artigos sobre história, arte, restauração e outros tópicos de natureza geral, já que mereceu cerca de trinta medalhas e condecorações concedidas por instituições de prestígio em vários países.
msm / lbl ml