O diretor desta entidade cultural, Eyder Pérez, disse exclusivamente a Prensa Latina que a agenda das comemorações também inclui a inserção de shows e apresentações de artistas de edições passadas do Festival Nacional de Humor de Aquelarre no programa de televisão.
Pérez é ator e roteirista do programa Juntos, pero no revueltos, atualmente no ar e com diferentes personagens, envolvidos em uma comédia de situações mediadas pela herança de uma casa e os problemas de convivência.
Em termos de conteúdo, o espetáculo difere do humor tradicional, que se concentra em temas e arquétipos mais próximos da realidade imediata e, segundo o diretor do grupo Etcétera, a fórmula utilizada é uma experiência que vem sendo posta em prática no mundo inteiro há vários anos.
Neste sentido, o material audiovisual está comprometido com uma maior dinâmica, piadas com pouca explicação e movimentos rápidos de câmera, com o objetivo de não aborrecer o espectador e oferecer ao público um espectro mais amplo do gênero, explicou Pérez.
Assim, explicou, esta proposta, dirigida por Roly Peña e com 10 capítulos no total, envolve personagens bizarros, embora prováveis, pois ‘sua construção psicológica e modo de agir são baseados em pessoas reais e nas fábulas da farsa e da arte’.
Filmado na Quinta de Santa Bárbara – sede da Fundación del Nuevo Cine Latinoamericano e cenário do filme Los sobrevivientes (1978) de Tomás Gutiérrez Alea – o espetáculo combina atores e atrizes ligados a produções de gêneros como o drama e o humor.
‘Não pretendemos lidar com temas relacionados ao imediatismo, mas sim com questões mais universais das relações humanas: a convivência com as diferentes abordagens de gênero, a atitude para o trabalho e a mesquinhez em caracteres cheios de defeitos’, concluiu Pérez.
npg/dgh/bm