Em mensagem na rede social Twitter, por ocasião do 61ú aniversário daquela organização internacional, o presidente destacou a ‘história vitoriosa na vida petrolífera, econômica e financeira da humanidade’.
A OPEP surgiu por iniciativa do então Ministro de Minas e Hidrocarbonetos da Venezuela, Juan Pablo Pérez, que conseguiu se aliar aos principais produtores mundiais para criar uma instituição capaz de definir políticas petrolíferas que levassem à estabilidade do mercado mundial com sede na Áustria, Viena.
Foi assim que foi criado na Conferência de Bagdá, Iraque, em 14 de setembro de 1960, com a participação do país-sede Irã, Kuwait, Arábia Saudita e Venezuela.
Os cinco países fundadores juntaram-se posteriormente ao Catar (1961), Indonésia (1962), Líbia (1962), Emirados Árabes Unidos (1967), Argélia (1969), Nigéria (1971), Equador (1973-1992) e Gabão (1975 -1994).
Seu objetivo é coordenar e unificar as políticas petrolíferas entre os países membros, de forma a garantir preços justos e estáveis aos produtores, abastecimento eficiente, econômico e regular de hidrocarbonetos aos países consumidores e rendimento justo do capital dos investidores.
A Conferência de Ministros da OPEP realiza duas sessões ordinárias por ano e também é responsável pela formulação da política geral da Organização.
mem / ycv / hb