23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Avaliam no Brasil que Bolsonaro fez discurso mentiroso na ONU

Avaliam no Brasil que Bolsonaro fez discurso mentiroso na ONU

Brasília, 21 set (Prensa Latina) Parlamentares, analistas e meios de comunicação concordaram em denunciar no Brasil que o presidente Jair Bolsonaro mentiu hoje em seu discurso de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York.

Renan Calheiros, relator da comissão (CPI) que investiga a gestão governamental da Covid-19, descreveu a fala de 12 minutos de Bolsonaro na abertura da 76ª sessão da assembleia na ONU como um triste espetáculo.

‘Infelizmente, outra visão triste. O presidente mentiu do começo ao fim em seu discurso. Parece que estava falando de outro país, diferente deste velho país com todas as contradições que conhecemos’, disse o senador.

Ele destacou que o doloroso discurso do governante ‘mostra ao mundo a República do confinamento, uma vergonha para todos os brasileiros, a exumação da insignificância’.

Como o único líder do G20 que não foi vacinado contra Covid-19, Bolsonaro repetiu seu papel como uma figura rudimentar, anacrônica e transitória, e um propagador de mentiras, acrescentou.

Bolsonaro repetiu na ONU perante delegações de todo o mundo um discurso a favor do chamado tratamento precoce, que se mostrou ineficaz contra a Covid-19.

Para o senador Randolfe Rodrigues, vice-presidente do ICC, ‘o que o Brasil precisa: vacinas; alimentos; investimentos; empregos. O que Bolsonaro fala na ONU: tratamento precoce. Discurso contra a vacina. Fake News (notícia falsa) contra prefeitos e governadores . Vexame! ‘, escreveu nas redes sociais.

A também deputada Eliziane Gama considerou que ‘uma peça de ficção é a tônica do discurso do presidente na ONU. Ele esqueceu a corrupção na compra de vacinas, a arrecadação de comissões ilegais, omitiu o desmatamento recorde e as quase 600 mil mortes de Covid -19’, enfatizou.

Segundo Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, Bolsonaro contava mentiras sobre os povos indígenas, o cuidado com a Amazônia, o meio ambiente e as conquistas econômicas.

Ele formulou ‘uma proposta charlatã no tratamento da Covid-19. Foi isso que o Bolsonaro despejou na ONU, para nossa vergonha e indignação. Mesmo o uso correto da máscara, ele só o fez por força do protocolo de saúde’, acrescentou.

O colunista Ricardo Kertzman, do jornal Estado de Minas, indicou que o ex-militar ‘desfilou uma série de mentiras, mistificações e meias-verdades’.

Duvido que qualquer chefe de Estado que se preze tenha prestado a menor atenção ao discurso do psicopata, ele comentou.

Mesmo assim, acrescentou, ‘não será fácil assistir ao noticiário local e não ter vergonha do que dirão sobre ele, nos principais canais de televisão dos Estados Unidos. E desta vez não haverá (ex-presidente Donald) Trump para distrair a multidão’.

mem / ocs / hb/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES