Em mensagem postada no Twitter, o presidente cumprimentou seu homólogo mexicano, Andrés Manuel López Obrador, na data que comemora a entrada na capital do exército das três garantias e a assinatura do ato que separou para sempre o país asteca da Espanha.
‘Parabéns #México pelo #Bicentenário da consumação da independência. Parabéns presidente @lopezobrador. Quando seu povo comemora, Nossa América comemora’, escreveu o chefe de Estado.
A nação centro-americana lembrou nesta segunda-feira os 200 anos da data histórica com um show no Zócalo da capital mexicana.
Em 27 de setembro de 1821, chegou à cidade o Exército Trigarante, comandado pelo militar Agustín de Iturbide, no que se considera a consumação da independência.
‘O que vivemos naquele dia, há 200 anos, marcou para sempre nossa separação política com a Espanha’, disse López Obrador em uma mensagem ao país transmitida pela televisão e pelas redes sociais no dia anterior.
A partir da independência política, a nova nação passou por testes muito difíceis e dolorosos até se tornar o que somos hoje, reconheceu o presidente.
Agradeço às mulheres e aos homens que ao longo da história souberam erguer com coragem o nome do México, acrescentou.
mem / ebr / hb