Isto foi confirmado pelo comissário nacional, Nelson García, para o site digital Jit, mídia de notícias do Instituto Esportivo Cubano, que especificou que sua inclusão se deve ao fato de terem alcançado a nota mínima B exigida pelos organizadores.
Neste caso, os chamados são Dainé Pedré, Mayté González, Víctor Fernández e Samy Rondón, que se juntarão a Lorena González, Adrián Navarro, Julio Navarro, Andrea Becali e Daysi Ramírez, sendo estes últimos os únicos com a marca A em suas fichas de crédito.
Com relação à competição de natação em si, o diretor enfatizou que apesar da ausência de potências como os Estados Unidos e o Canadá, a competição será muito próxima e de alta qualidade, já que o Brasil, o México e a Argentina entraram em suas principais estrelas.
Cuba já garantiu 70 atletas na categoria feminina e 97 na masculina, enquanto espera por novos ingressos em disciplinas como atletismo, judô e tênis.
Segundo o comitê organizador, os 41 países-membros da Panam Sports têm a certeza de sua presença no evento colombiano, que até o momento sediará a prova de 4.806 atletas em 28 modalidades esportivas e 315 modalidades.
O evento também tem como incentivo para os participantes, que os campeões de cada evento certificarão seu ingresso para os Jogos Pan-Americanos de Santiago do Chile 2023.
mem/rws/bm