Meteored (tiempo.com), um dos principais projetos de informação meteorológica do mundo, fez referência especial aos draconídeos e orionídeos, que ocuparão o espaço sideral nas próximas horas.
‘São chuvas de meteoros que nas próximas noites cativarão todos os que puderem testemunhar’, disse a especialista em Meteoros Natacha Payá.
Para maior privilégio, hoje à noite haverá Lua Nova, então este ano a observação desta chuva de meteoros, cuja atividade máxima é esperada para sexta-feira às 19h, horário local, será o ideal.
Segundo o especialista, está previsto um céu escuro em que serão produzidos cerca de 20 meteoros por hora, mas estas são estimativas e podem sofrer alterações como já aconteceu em 2011, quando foram contados 600 meteoros por hora.
Se as previsões forem cumpridas, será uma chuva de meteoros modesta, disse Natacha Payá.
Draconídeos também podem ser chamados de giacobinídeos, uma vez que vêm do cometa 21P / Giacobini-Zinner descoberto em 1900.
Em 2021, as partículas de poeira viajarão pela atmosfera a velocidades superiores a 20 quilômetros por segundo. Então as Orionidas chegarão
De acordo com o astrônomo, as Orionídeos apresentarão sua maior atividade durante a noite de 21 a 22 de outubro, mas permanecerão no céu até 7 de novembro.
Eles atingem velocidades entre 66 e 70 quilômetros por segundo e variam entre 15 e 70 meteoros por hora.
As orionídeos estão associadas à esteira do Cometa 1 / P Halley, que orbita o Sol a cada 76 anos e, como outros cometas, suas partículas se dissolvem na atmosfera, deixando aquele clarão impressionante. Eles serão mais visíveis em 20 de outubro, após a lua cheia.
mem / ft / fav