Com sede na Venezuela, a iniciativa organizada pela Associação Zuliana para a Arte da Dança homenageia o Bicentenário da Batalha de Carabobo e responde ao conceito de integração regional, cooperação e fraternidade entre os povos.
O evento artístico tem a direção da bailarina, coreografa e professora de dança contemporânea Marisol Ferraria e conta com o apoio da Prefeitura Bolivariana de Maracaibo, bem como do Ministério do Poder Popular para a Cultura.
Na ilha, o BNC confirmou a homenagem à figura de Alicia Alonso, prima ballerina assoluta e fundadora da escola de ballet cubana, com as criações ParAlicia, Valsette e Tarde en la siesta enquanto o historiador da prestigiosa companhia, Miguel Cabrera, fará dar a conferência Saudação à dança solidária.
Até o dia 17 de outubro, o evento recebe talentos de elencos de destaque no campo da dança latino-americana, como o Ballet das Américas e Imigrantes (Venezuela), a Compañía Nacional de Danza Contemporánea (Argentina), Barrorojo Arte Escénico (México) e o Ballet Nacional (Paraguai).
Outros renomados especialistas e formadores oferecerão master classes durante o evento, entre eles, a professora cubana Ramona de Saá, a professora argentina Victoria Viberti e a equatoriana Susana Reyes.
O evento está disponível nas plataformas digitais e no canal Youtube da Associação Zuliana pela Arte da Dança da Venezuela.
acl / chm / ls