Em entrevista coletiva, o Ministro da Saúde Pública do país caribenho, José Ángel Portal, afirmou que o país lidera a lista com a maior taxa de 200.000 doses diárias, e às vezes 300.000 de suas próprias vacinas Soberana 02, Soberana Plus ou Abdala.
De acordo com os dados fornecidos pelo chefe do Ministério, até o final de 10 de outubro, 22 milhões de 982.472 doses haviam sido administradas e 98,4% da população elegível à vacina já havia recebido sua injeção inicial.
Este número também representa 86,1% da população total da ilha (aproximadamente 11,18 milhões).
De acordo com o Portal, até novembro, 90% dos cubanos devem ter completado seu cronograma de vacinação.
Com estas estatísticas, Cuba supera a média mundial de 47,6% de pessoas em todo o mundo com apenas a primeira dose e ocupa o primeiro lugar na América Latina, de acordo com dados do site Our World in Data.
Além disso, 55,8% dos habitantes da maior das Antilhas já estão totalmente vacinados (três doses) e este grupo inclui convalescentes Covid-19 que recebem uma única injeção de Soberana Plus.
Outro dos marcos destacados pelo Portal é que Cuba será o primeiro país a abrir salas de aula com todas as suas crianças imunizadas contra Covid-19 e para isso, este processo em crianças de dois a 18 anos já atingiu com a punção inicial para 92 por cem crianças.
De um total de 2.293.783 crianças no país, 1.912.470 podem ser vacinadas e, destas, 1.759.642 (92%) já receberam a primeira dose.
Mas Cuba não pára por aí, e além de ser a primeira no mundo com uma campanha maciça de imunização infantil contra Covid-19, agora está se concentrando nos bebês convalescentes com o ensaio Soberana Plus-Pediatria.
Dados fornecidos pelo ministro da saúde indicam que o país tem 157.677 crianças que passaram pela doença, e 530 delas nas províncias de Havana e Cienfuegos estão incluídas neste estudo para receber a dose Soberana Plus.
Por outro lado, o país está avaliando a aplicação de um ensaio clínico em crianças menores de dois anos com uma das vacinas mencionadas acima, como Soberana 02, revelou Eduardo Martínez, presidente do Grupo de Biotecnologia e Indústrias Farmacêuticas (BioCubaFarma) na mesma coletiva de imprensa, e até o momento há 224.636 crianças nesta faixa etária.
‘Um dos marcos que nossa ciência marcou nesta pandemia de Covid-19 é ter incluído Cuba na pequena lista de países com vacinas próprias e uma estratégia de imunização como resultado do trabalho de várias instituições e sem improvisação’, concluiu Portal .
rgh/cdg/bm