O festival decorrerá até o domingo de forma presencial e será animado por concursos e concertos no Parque da Leyenda Vallenata, no Coliseu da Feira da Pecuária Pedro Castro Monsalvo, no Centro Recreativo La Pedregosa e na plataforma Francisco El Hombre na Praça Alfonso López.
Esta popular festa conta com concursos de acordeão nas categorias infantil, juvenil, sênior e amador, destacando-se também o concurso da Piqueria Menor, uma das atrações mais esperadas.
Para o professor, pesquisador e decimero José Atuesta Mindiola ‘la piqueria vallenata’ é o confronto ou duelo musical entre dois cantores ou repentistas que improvisam versos de forma talentosa e graciosa (emulando os piques em brigas de galo), onde um concorrente convida o outro a responder a ele de uma forma lógica, agradável, alegre e picaresca ‘.
Também muito concorrido neste evento artístico é o Desfile de Piloneras, o prelúdio da inauguração do 54 Vallenata Legenda Festival que terá lugar na quinta-feira, embora as atividades comecem hoje.
Vallenato é tocado com três instrumentos musicais principais: um pequeno tambor vallenata ou caixa, segurado entre os joelhos e tocado com as mãos nuas, uma tradição trazida para a Colômbia pelos escravos africanos.
A guacharaca, um instrumento indígena criado para imitar o canto do pássaro guacharaca e inicialmente usado para rituais de caça e namoro. É acanalado e feito de madeira, raspado com três pontas.
Também com o acordeão, originário da Alemanha, o vallenato representa a união das culturas indígenas, europeias e africanas.
Em 29 de novembro de 2013, o tradicional vallenato foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Nação pelo Conselho Nacional de Patrimônio do Ministério da Cultura e em 1ú de dezembro de 2015 foi incluído na lista de Patrimônio Imaterial da Humanidade, da Unesco lista de salvaguarda urgente.
No contexto da pandemia, o presidente da Fundação Vallenata Legenda Festival, Rodolfo Molina, informou que será necessário um certificado de vacinação para comparecer às festividades, medida que visa gerar espaços seguros para os participantes e evitar o aumento no número de casos da Covid-19.
Acrescentou que será implementado o QRCode com o qual se pretende evitar que o certificado físico seja falsificado.
oda/otf/cm