O valor foi 131,9% superior ao registrado no mesmo calendário de 2020, quando foram relatados 18,2 milhões de dólares, de acordo com o vice-ministro da Industrialização, Marketing, Transporte e Armazenamento de Hidrocarbonetos, Willan Donaire.
Acrescentou que mais de 50% das vendas de GLP foram para o Paraguai, enquanto o restante foi comercializado no Peru e no Brasil.
Donaire anunciou que eles estão negociando com outros países para expandir as exportações de GLP.
Destacou que a reativação do setor de hidrocarbonetos é um mandato do presidente, Luis Arce, uma tarefa liderada pelo Ministério de Hidrocarbonetos e Energia desde novembro de 2020, pois foi uma das atividades mais afetadas pelas más decisões do governo de fato liderado por Jeanine Áñez.
O vice-ministro enfatizou que o governo prioriza a oferta da demanda interna de GLP, bem como de outros combustíveis, no âmbito do que está estabelecido na Constituição.
Neste contexto, ele informou que a venda de GLP no mercado interno aumentou de 38.134 para 42.980 toneladas métricas nos primeiros seis meses do ano.
Aumentamos nossa produção de líquidos, gás e condensados, o que nos permite vender mais no mercado externo, garantindo o abastecimento interno, disse Donaire.
acl/lpn/bm