O relato da presidência no Twitter informou que o presidente está visitando especificamente a Unidade de Produção Básica Cooperativa ‘Nazareno’, onde o líder histórico, Fidel Castro, promoveu o desenvolvimento experimental de várias técnicas e o plantio de plantas proteicas vitais para a alimentação animal.
A pesquisa iniciada em 1960 e reforçada em 2014 permitiu o avanço da agricultura e da pecuária na fazenda, com cerca de 60 hectares de terras produtivas.
A visita ocorre no contexto da implementação de um pacote de mais de 60 medidas para aumentar a produção de alimentos, promover a comercialização e promover a substituição efetiva das importações e o aumento das exportações.
Outra das ações adotadas foi a criação de um fundo para o desenvolvimento agrícola no valor de 1,8 bilhão de pesos (75 milhões de dólares), destinado principalmente à produção de suínos e bovinos, e às culturas de arroz, banana, mandioca e frutas.
Em visitas recentes, o presidente pôde verificar a execução dessas decisões em áreas destinadas a várias culturas, e também analisou a semeadura de terras anteriormente ociosas, a força de trabalho, os salários, os preços para a população e a autonomia na gestão.
Estas ações estão sendo implementadas num contexto de um endurecimento do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos a Cuba, e os efeitos da Covid-19 sobre a economia.
mgt/lrg/bm