Em declarações à Prensa Latina, o presidente da associação Montpellier Cuba Solidarité informou que na terça-feira encheu o contêiner na cidade do sul, ajuda que partirá amanhã para o país caribenho, que chegará na segunda quinzena do próximo mês.
A remessa destinada a apoiar os esforços de Cuba no enfrentamento do Covid-19 inclui, entre outros meios, 21 camas elétricas para uso hospitalar, 12 mesas para exames médicos, 16 cadeiras de rodas, duas macas, equipamentos de reabilitação e 16 mil máscaras sanitárias, carga avaliada em mais de 20 mil euros.
Gramond considerou muito importante para a organização que preside a oportunidade de prestar a necessária ajuda à ilha, e destacou o papel desempenhado pela Plataforma Humanitária do departamento de Hérault e pela Cuba Cooperação França, entidade que processou a doação.
Ele também reconheceu a contribuição do Gabinete do Prefeito de Montpellier no enchimento do contêiner.
O presidente de Montpellier Cuba Solidarité aproveitou o contexto do embarque da remessa destinada ao setor saúde para reiterar a firme condenação ao bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos contra a nação antilhana, política intensificada em tempos de a pandemia.
Em relação à doação, o embaixador da ilha na França, Elio Rodríguez, agradeceu a solidariedade com seu país e a materialização desta em um cenário marcado pelo Covid-19 e o agravado impacto do cerco imposto por Washington há mais de seis décadas.
rgh/wmr/jcfl/gdc