Eles poderão acessar o encontro a partir dos perfis oficiais da Casa de Iberoamérica no Facebook, Telegram e Youtube, onde serão abertos espaços de participação para dialogar, também, sobre experiências e propostas para o enfrentamento da pandemia Covid-19.
O congresso faz parte da programação da Fiesta de la Cultura Iberoamericana, que dedica sua 27ª edição aos povos e à arte de resistir, eixo temático que se estende também a este evento científico, considerado a coluna central do Festival.
Bárbara Martínez, integrante da Comissão Organizadora, explicou que a 16ª edição do evento acontecerá somente neste dia, no qual está prevista a participação de mais de uma centena de pesquisadores, artistas e intelectuais da América Latina.
Outras intervenções especiais serão as de Alejandro Hartmann e José Barreiro, historiador da cidade de Baracoa e antropólogo do Instituto Smithsonian dos Estados Unidos, respectivamente, sobre os indígenas cubanos e seus descendentes.
O Congresso surgiu em 2004 como um espaço de debate teórico e científico, promovido pela Casa de Iberoamérica e a Casa de Altos Estudios Fernando Ortiz.
acl / mlp / ls