Mamani disse à Bolivia TV que até agora há três candidatos para o cargo, e está sendo realizada uma reunião entre governos e representantes dos povos indígenas para explorar quem formaria o conselho de administração. O Filac é uma organização internacional criada em 1992 pela II Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Madri, Espanha.
Seu objetivo é apoiar os processos de autodesenvolvimento e a promoção dos direitos dos povos, comunidades e organizações indígenas na América Latina e no Caribe.
Os membros desta organização internacional para a América Latina e o Caribe são: Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, bem como os estados extrarregionais da Bélgica, Espanha e Portugal.
Este ano, a Bolívia será sede da 15ª Assembleia Geral da Filac, evento que acontecerá na cidade de La Paz nos dias 28 e 29 e que estabelecerá o roteiro para os próximos dois anos desta organização internacional.
De acordo com a agência de notícias ABI, mais de trinta pessoas já confirmaram sua participação no fórum, incluindo convidados nacionais e internacionais, delegados indígenas e governamentais.
jcm/dla/bm