Na primeira etapa da viagem, Modi chegará a Roma para participar da Cúpula do G-20, que será realizada de 30 a 31 deste mês, a convite do primeiro-ministro italiano Mario Draghi, informou a rádio All India.
O encontro contará com a presença de chefes de estado dos países membros do G-20, da União Europeia e de outras nações e organismos internacionais convidados.
A cúpula do G20 sob a presidência italiana se concentrará nas áreas da pandemia e no fortalecimento da governança da saúde global, recuperação econômica e resiliência, mudança climática, transição energética, desenvolvimento sustentável e segurança alimentar.
A Índia sediará esta reunião pela primeira vez em 2023, acrescentou a fonte.
Modi partirá então para Glasgow para participar da Cúpula de Líderes Mundiais da XXVI Conferência das Partes (COP-26) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.
A COP-26 acontecerá de 31 de outubro a 12 de novembro sob a presidência do Reino Unido em colaboração com a Itália.
O segmento de alto nível do encontro, denominado Cúpula de Líderes Mundiais, será realizado nos dias 1 e 2 do próximo mês e espera-se a participação de Chefes de Estado de mais de 120 países.
Modi também realizará várias reuniões bilaterais paralelas à COP-26, inclusive com seu homólogo do Reino Unido, Boris Johnson.
A COP-26 trabalhará para finalizar as diretrizes de implementação do Acordo de Paris, mobilizando financiamento climático, ações para fortalecer a adaptação ao clima, desenvolvimento e transferência de tecnologia e manter a meta de limitar o aumento das temperaturas mundiais.
mem / abm / fav