De acordo com o comunicado divulgado pelo gabinete de Johnson, os dois líderes mantiveram uma longa conversa nesta sexta-feira sobre as ações a serem tomadas para conter as mudanças climáticas, apenas dois dias antes do início da Conferência do Clima (COP26) na cidade escocesa de Glasgow, na qual Xi planeja comparecer via videoconferência.
O texto acrescenta que Johnson reconheceu as novas contribuições nacionais feitas pela China para reduzir as emissões de gases poluentes e saudou o sucesso da cúpula da biodiversidade realizada semanas atrás na província de Yunnan.
Ele também destacou a importância de todos os países assumirem compromissos concretos para deter a degradação ambiental e acelerar a transição para fontes renováveis de energia e parar de usar carvão.
Beijing reafirmou há dias que sua meta é alcançar um máximo de emissões até 2030, atingir a neutralidade de carbono até 2060 e reduzir sua intensidade em mais de 65% até 2030, em comparação com os níveis de 2005.
Johnson e Xi também abordaram outras questões internacionais, como a situação no Afeganistão, a cooperação econômica e comercial global e os direitos humanos, embora tenham admitido que há discrepâncias e dificuldades em algumas áreas das relações bilaterais.
mem / nm / hb