De acordo com a contagem do centro, o número de mortes atingiu 5.425 milhões e pelo menos 197.116 pessoas morreram de complicações da doença nos últimos 28 dias.
O número de casos reportados de SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19, no mundo inteiro, subiu para 246.743.962, disse a universidade.
O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, disse em sua conta oficial no Twitter na segunda-feira que o mundo havia atingido outro marco trágico: cinco milhões de vidas perdidas devido à doença.
“Devemos continuar pressionando para ter acesso às vacinas e tratamentos urgentemente necessários para todos”. Somente juntos, em solidariedade, conseguiremos superar a pandemia”, frisou ele.
A Organização Mundial da Saúde advertiu na semana passada que os casos e mortes globais da doença estavam aumentando pela primeira vez em dois meses.
O diretor-geral do órgão de saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que a situação foi impulsionada por aumentos na Europa. “A pandemia persiste em grande parte porque o acesso desigual às ferramentas permanece”, disse ele.
Observou que em quase dois anos de combate a Covid-19, 80 vezes mais testes e 30 vezes mais vacinas foram administradas em países de alta renda do que em nações de baixa renda.
“Este é outro lembrete de que a pandemia está longe de ter terminado”, disse Adhanom Ghebreyesus.
mem/cdg/bm