De acordo com a pesquisa, a leitura marcou uma queda da estimativa preliminar de 59,2 pontos, uma queda que mostra uma contradição com a leitura de setembro, que previa uma melhoria na fabricação.
Markit acrescenta que o ritmo de expansão abrandou para seu nível mais lento em 10 meses devido ao pequeno aumento da produção desde julho de 2020, juntamente com as restrições de capacidade e escassez de material.
As novas encomendas, que se expandem, atingiram um mínimo de 10 meses, enquanto o desempenho dos fornecedores continuou a deteriorar-se devido aos atrasos no transporte e à forte demanda por insumos.
A inflação de custo de insumos permaneceu entre as mais altas de todos os registros, e a inflação de preços de produtos atingiu um novo pico, observa Markit.
As expectativas de produção, a pesquisa indica, caíram para um mínimo de 12 meses em outubro em meio a preocupações com o aumento dos preços e a interrupção da cadeia de fornecimento.
No entanto, a Secretária do Tesouro Janet Yellen insistiu que a inflação é transitória e “não temos uma economia que, em um sentido de longo prazo, esteja sobreaquecida”.
oda/tdd/vmc