Na véspera do Dia Mundial da Conscientização sobre Tsunamis, o chefe da ONU compartilhou um link para os detalhes do dia em sua conta oficial no Twitter.
A ciência e a cooperação internacional devem estar no centro de nossos esforços para salvar vidas de tsunamis e outros perigos, disse o chefe da ONU na plataforma de microblogging.
A ONU está realizando um evento virtual na sexta-feira para aproveitar o poder da ciência e da tecnologia para reduzir o risco de tais desastres para as gerações atuais e futuras.
De acordo com seus organizadores, o objetivo do evento é destacar a importância da cooperação internacional para aumentar a conscientização e reduzir o risco representado por estes fenômenos dentro de uma abordagem multi-perigosa para a redução do risco de desastres.
Até 2030, de acordo com a ONU, estima-se que 50% da população mundial viverá em áreas costeiras propensas a enchentes, tempestades e tsunamis.
Em dezembro de 2015, a Assembleia Geral da ONU designou o dia 5 de novembro como Dia Mundial de Conscientização sobre o Tsunami e exortou os países a promover ações e compartilhar abordagens inovadoras para a redução de riscos.
A data foi proposta pelo Japão, que devido a sua experiência repetida e amarga com tsunamis ao longo dos anos acumulou uma rica experiência em áreas como aviso prévio, ação pública e reconstrução após um desastre de tais proporções.
jha/ifb/vmc