Com a presença do embaixador de Cuba nesta nação sul-americana, José Luis Ponce, o evento terá o apoio à Revolução entre seus eixos centrais.
Da mesma forma, o combate vertical ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos ao país caribenho há mais de 60 anos.
Presencial e virtual, o evento, que vai até o próximo domingo, contará com diversos eventos políticos, culturais e acadêmicos.
De acordo com o programa, amanhã terça-feira em Yumbo será feita uma homenagem às brigadas médicas cubanas Henry Reeve, que, em meio à crise sanitária gerada pela pandemia de Covid-19, prestam socorro a mais de 40 territórios do mundo.
Outra das iniciativas previstas é o Encontro Internacional de Jovens Um Abraço pela Paz, que será realizado em Palmira no próximo sábado. Haverá também celebrações regionais das casas fundadoras e icônicas do MCSC.
Por sua vez, o Movimento apresentará um relato histórico da sua fundação, dos acontecimentos mais significativos destes 30 anos, bem como as novas projeções de cada grupo que o compõe.
Participarão do encontro ativistas amigos de Cuba de outras nações, do Instituto Cubano de Amizade com os Povos, da Associação Colombiana de Profissionais formados em Cuba, além do destacado intelectual Abel Prieto, diretor da Casa de las Américas.
Fóruns, conferências, conversas e debates serão alguns dos espaços previstos neste encontro de solidariedade que se realiza num contexto marcado pela intensificação do bloqueio, uma campanha mediática inédita contra o povo e a Revolução com objetivos desestabilizadores. acl / otf / ls