23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

UE condena ataque a civis no Mianmar

ataque a civis no Mianmar

UE condena ataque a civis no Mianmar

Bruxelas, 8 nov (Prensa Latina) A União Europeia (UE) condenou hoje os ataques do exército do Mianmar contra civis e vilarejos no Estado de Chin (oeste) pelo que descreveu como "uso desproporcional da força".

“As autoridades militares devem garantir acesso humanitário rápido, seguro e sem obstáculos a todos os deslocados e necessitados do país”, disse o Alto Representante da UE para Política Externa, Josep Borrell, em uma declaração.

A atual acumulação militar na parte central e noroeste do país, incluindo as regiões Sagaing e Magway, e a consequente escalada da violência, especialmente no estado de Chin, é uma questão de profunda preocupação, acrescentou.

Um golpe militar em 1 de fevereiro derrubou à força o governo civil eleito em novembro de 2020, que a UE considera “uma violação flagrante da vontade do povo, com consequências humanitárias, sociais, econômicas e de direitos humanos desastrosas”.

O bloco da UE também questiona o anúncio da prorrogação do estado de emergência no país asiático até agosto de 2023, mascarado, segundo a UE, sob o pretexto de um governo interino.

Tal situação não pode de forma alguma conferir legitimidade ao regime militar, ressaltou o mecanismo da UE.

O comunicado expressa o compromisso de prestar assistência humanitária ao país e pede a libertação “imediata e incondicional” de todos os detidos após o golpe que depôs o presidente Win Myint, que ainda está preso junto com a conselheira estadual Aung San Suu Kyi.

Nos nove meses desde o golpe, a repressão das forças de segurança resultou em 1.242 mortes, de acordo com a Associação de Assistência aos Prisioneiros Políticos de Mianmar.

O exército nacional justificou a revolta citando uma suposta fraude maciça durante uma eleição geral há um ano, que foi anulada e na qual a Liga Nacional para a Democracia, o partido de Suu Kyi, obteve uma vitória clara, de acordo com os observadores.

mem/ehl/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES