O evento teórico denominado Patrimonio, historieta y ficción (Patrimônio, História em quadrinhos e Ficção) junta-se às comemorações dos 502 anos da capital cubana e se torna uma homenagem ao seu notável historiador Eusebio Leal Spengler.
Destacam-se as participações do artista belga Etienne Schréder e dos cubanos Orlando Inclán, Mercedes Herrera, Alexander Izquierdo, Argel Calcines e Lysbeth Daumont, que falarão sobre o tema e seu desenvolvimento em nível internacional.
Fundada em 2006, a Vitrine de Valonia promove a arte dos quadrinhos como um expoente da herança belga e um elemento de forte tradição na nação caribenha, a partir de um acordo de cooperação entre o Escritório do Historiador da Cidade e a região europeia.
O centro cultural valoriza a biblioteca especializada em quadrinhos, a única do gênero no país, com mais de 2.500 títulos dedicados a essa manifestação da Europa, América Latina e Ásia além de outras publicações gestadas a favor da narrativa gráfica na ilha e seus cultistas.
Como sede do sindicato local dos cartunistas, a Vitrine patrocina exposições, workshops ou conferências voltadas especialmente para crianças e adolescentes do Centro Histórico da capital para divulgar a cultura belga.
mv/chm/cm