O documentário dramatizado dirigido por Rodrigo Bazáes é uma série em três partes que será exibido durante três dias sucessivos na seção Eventos Especiais do evento, que acontece de 6 a 15 deste mês na capital da região norte de Friuli-Venezia Giulia.
Para este dia, o evento também inclui a exibição do filme argentino Stand up villero, de Jorge Croce, e do filme dominicano Dossier de ausencias, de Rolando Díaz, na seção Competição Contemporânea.
El canto de las mariposas, da Nuria peruana Frígola Torren, Objetos rebeldes, da Costa Rica Carolina Arias e El paraíso de la serpiente, um longa-metragem ítalo-méxico-americano dirigido por Bernardo Arellano, compõem as propostas na seção Competição Oficial.
O festival também inclui os espaços Contemporâneo-Malvinas, Mundo Contemporâneo-Latino, Cinema e Literatura, Retrospectiva, Salón España, Salón México, e Shalom, el camino judío en América Latina.
Catorze obras da Argentina, Chile, Costa Rica, México, República Dominicana, Peru, Portugal e Espanha estão competindo no Concurso Oficial, enquanto outras 17 estão participando do Concurso Contemporâneo, incluindo sete argentinas, três chilenas, três mexicanas, duas colombianas, uma dominicana e uma costa-riquenha.
msm/fgg/bm