O Parlamento do estado de Zacatecas publicou uma declaração do deputado José Luis Figueroa Rangel na qual reiterou a solidariedade absoluta e total do México com o povo e a Revolução Cubana diante da persistente agressão do imperialismo ianque e sua determinação em desestabilizar a vida e a paz social do país.
É amplamente sabido, aponta o texto, que esta agressão tem por objetivo criar condições para uma convulsão social organizada pelos Estados Unidos com a cumplicidade de agentes internos, financiados por agências estadunidenses, com a intervenção de altos funcionários da Casa Branca, do Departamento de Estado e de congressistas.
Sabemos da intensificação do bloqueio e da aplicação de 243 sanções por Donald Trump, que continuam em vigor no governo Biden, acusa o documento. Mas o povo cubano voltará a vencer, conclui.
Sabemos que Washington continua aplicando medidas que impedem a reunificação familiar, as viagens, a concessão de vistos e não permitem que cidadãos cubanos residentes em terceiros países com dupla cidadania entrem nos Estados Unidos com esses passaportes.
Por sua vez, o Partido Popular Socialista do México, fiel ao seu dever internacionalista, expressou ao povo, ao governo cubano e a seu partido o seu reconhecimento por ter conseguido criar as condições sanitárias necessárias para a reativação econômica de seu país.
Também a alegria de ter conseguido avançar com firmeza no controle da pandemia de Covid-19.
São lamentáveis as intenções criminosas do governo dos Estados Unidos, que, usando elementos traidores de Cuba, pretendem criar o caos e a ingovernabilidade, pelos quais patrocinam atos de provocação com o objetivo de destruir o regime socialista que não só pertence aos cubanos, mas também o patrimônio dos revolucionários do mundo.
Também sabemos, alertou, que pretendem realizar manifestações em outras partes do mundo, bem como ataques a suas embaixadas, nos quais envolverão elementos da extrema direita internacional.
Como tal, o Partido Popular Socialista do México expressa a mais ampla solidariedade ao povo cubano, seu governo e seu partido comunista em Cuba.
Pronunciamento semelhante foi feito pela Frente Social pela Soberania Popular, que expressou sua solidariedade total e incondicional ao povo cubano e à classe trabalhadora, em face da nova investida imperialista para tentar deter o processo revolucionário.
Ela ressalta que a Revolução Cubana é um farol para toda a humanidade e, apesar das agressões, continua iluminando o caminho dos povos na construção de um mundo melhor possível.
jf/lma/vmc