Este festival foi criado pela empresa Alibaba em 2009, inspirado numa iniciativa de quatro estudantes universitários para a realização de atividades entre colegas solteiros e que rapidamente se tornou um evento muito popular na sociedade.
Com a desculpa de comemorar o conhecido Dia dos Solteiros todo 11 de novembro, a empresa catapultou suas vendas online de 7,9 milhões de dólares no ano inaugural para quase 84 bilhões em 2021.
O evento envolve as plataformas de e-commerce do país e, segundo dados oficiais, já ultrapassou em muito a Black Friday e a Cyber Monday, nos Estados Unidos, ou o Boxing Day britânico.
Mas não se trata apenas de alavancar as vendas de milhares de marcas de produtos de todos os gêneros, mas de oferecer entretenimento aos clientes com a ideia de que comprem mais aproveitando seu bom humor.
Portanto, desde 2015, espaços como Tmall e JD.com têm organizado festas com influenciadores locais, o ator Jackie Chan e os cantores americanos Taylor Swift e Katy Perry para criar uma atmosfera festiva.
O 11-11 cruzou as fronteiras chinesas e alcançou usuários na Rússia, Europa e Estados Unidos através do Aliexpress.com, enquanto conectava aqueles no Sudeste Asiático graças aos gigantes Shopee e Lazada.
Com as encomendas desde meados de outubro, as empresas têm a oportunidade perfeita para eliminar excedentes antes do final do ano, e as plataformas digitais envolvidas ganham mais confiança, tráfego e poder de negociação com as marcas.
Embora Double 11 seja considerado um barômetro do consumo – um dos motores de crescimento da economia chinesa – este ano o governo citou grandes empresas como Alibaba e Meituan-Youxuan e as alertou para não violar as leis do mercado ou permitir práticas como a concorrência, tratamento inadequado das reclamações ou opacidade dos preços.
mem / ymr /ml