Em declarações exclusivas à Prensa Latina, Camila Ortega, coordenadora geral da Comissão Nacional de Economia Criativa, expressou o acompanhamento do governo da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) a esses empreendimentos, desde oficinas de capacitação e assistência técnica.
Por sua vez, a diretora do evento, Xiomara Blandino, qualificou os participantes como o motor do mercado financeiro daquele país e agradeceu ao Ministério da Família, Comunidade, Cooperativa e Economia Associativa pela criação de um espaço de comércio e intercâmbio de artistas e produtores.
Nesta ocasião participam mais de cem empresas locais de departamentos como Masaya, Manágua, Matagalpa, Nueva Segovia, Carazo e Rivas e empresários internacionais de Belize, México, Bolívia, República Dominicana e Costa Rica.
O programa inclui a Rota Empresarial, com acesso a procedimentos e procedimentos para produtores, e um espaço de acompanhamento de 11 instituições estatais, entre elas o Instituto Nicarágua de Turismo, o Conselho Nacional de Universidades e o Ministério da Educação.
Outra das iniciativas incluídas na agenda é a feira Gastrocreativa, com a intervenção de renomados chefs internacionais de Nova York, Estados Unidos e várias cidades europeias e ações relacionadas a masterclasses em laticínios, café e cacau.
Nicarágua Emprende inclui também um Parque Criativo com professores do Ministério da Educação, destinado à realização de jogos tradicionais, propostas cinematográficas, danças e música ao vivo; bem como a premiação do concurso Criatividade e Inovação.
msm / dgh /ml