Na Plazuela de Santo Domingo, nos arredores do Colégio Universitário San Geronimo em Havana, os organizadores aludiram à memória do historiador da cidade, Eusebio Leal, considerado “o pai deste projeto escultórico e um dos principais promotores desta cultura europeia em Cuba”.
Também destacaram as medalhas de mérito concedidas ao Doutor em Ciências Históricas pelas autoridades italianas em reconhecimento ao seu trabalho em patrimônio e como chefe dos comitês de solidariedade com a ilha em várias cidades italianas.
Por sua vez, o embaixador italiano, Roberto Vellano, fez o discurso de abertura em uma mesa redonda intitulada “A ligação entre Dante Alighieri e Cuba”, onde estudiosos cubanos analisaram a presença da literatura de Dante na obra de José Martí e a recepção dos preceitos do criador florentino no campo da literatura cubana.
Patrocinada pela sede diplomática italiana, pelo Ministério da Cultura e pelo Escritório do Historiador da Cidade, a Semana inclui a apresentação dos projetos de recuperação da Escola de Teatro da Universidade das Artes de Cuba, projetada pelo arquiteto italiano Roberto Gottardi.
Destacam-se as comemorações do centenário do nascimento do cineasta Pier Paolo Pasolini, a entrega do Prêmio Italo Calvino Novel e o concerto de encerramento pela Camerata Romeu na Basílica de São Francisco de Assis com obras de Vivaldi e Ennio Morricone.
Após a pausa imposta pela Covid-19, o evento retoma as atividades no local e on-line com capacidade limitada para o público da capital, que poderá comparecer mediante reserva prévia e respeitando as medidas de biossegurança.
mgt/chm/bm