Com este crime, 155 líderes e defensores dos direitos humanos foram assassinados em 2021 e 1.270 desde a assinatura do Acordo de Paz em 2016, de acordo com dados do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento e Estudos de Paz (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento e a Paz).
Camayo, que foi coordenador político da Rede de Saúde Wala Kiwe Çxhab em 2014 e governador em 2004 e 2010, foi baleado por assaltantes desconhecidos em uma motocicleta.
O líder indígena estava em uma das culturas de pancoger (culturas que atendem parte das necessidades alimentares de uma determinada população) em um terreno no setor conhecido como Las Delicias, na área rural do município.
“A guarda indígena, Kiwe Thegnas (…) nós rejeitamos este novo ato de morte que destrói o tecido da comunidade”, enfatizou as autoridades da Nasa.
Também pediram à comunidade do Plan de Vida Sa’Öth Fxinxi Kiwe, na zona norte e a nível regional para apoiar o território de Las Delicias neste momento.
De acordo com a Rádio Contagio, este é o segundo incidente desse tipo em uma semana contra reconhecidos líderes indígenas no departamento de Cauca.
mem/otf/bm