A apresentação virtual da trilogia Un niño, un joven, un líder llamado Fidel Alejandro, da autora María Luisa García, publicada pela Editorial Verde Olivo, aconteceu nas instalações da instituição, e a exposição virtual de fotografias Gracias por todo Fidel estará aberta amanhã.
Como parte das atividades, a Casa de las Américas realizará um painel de discussão sobre o legado de Fidel na transição socialista: algumas abordagens sobre sua relevância em Cuba, moderadas por María del Carmen Ariet, com a participação do presidente da instituição, Abel Prieto, com outros intelectuais.
Da mesma forma, será apresentado o texto El pensamiento estratégico de Fidel Castro Ruz: valor y vigencia, uma compilação do autor Rafael Hidalgo e publicada pela Editora Historia del Instituto de Historia de Cuba.
Por sua vez, o Instituto do Livro Cubano recordará facetas do comandante-chefe com as anedotas de Fidel Castro, de Salomón Susi, publicadas pelo Editorial José Martí; enquanto o Conselho Nacional de Educação Artística realizará uma gala simultânea nas Escolas Nacionais de Arte.
Durante o dia, o Conselho Nacional do Patrimônio Cultural, com seus museus nacionais subordinados, oferecerá a exposição online Fidel e Faces da História no Patrimônio Cultural da Nação.
Todas as ações serão refletidas em redes sociais e plataformas digitais dos centros e instituições agrupados no âmbito da cultura, em clara lembrança do homem que o ganhador do Prêmio Nacional de Literatura Miguel Barnet descreveu como “o arquiteto da política cultural cubana”.
acl/chm/bm