Díaz-Canel pediu que o trabalho fosse feito independentemente da complexa situação que o país está passando devido ao assédio do governo dos EUA, e disse: “Acho que esta é a melhor maneira de homenagear Fidel e lembrá-lo”, em 25 de novembro, o quinto aniversário de sua partida física.
O Chefe de Estado expressou estas considerações durante um intercâmbio com residentes do 43º distrito do Conselho Popular de Playa, nesta cidade, capital da província cubana ocidental de mesmo nome, onde mais de dois mil residentes recebem atenção especial como parte de um amplo apoio comunitário.
“Trabalhando como você está fazendo, evitando o acúmulo de problemas por tanto tempo, fazendo reparações e melhorando de acordo com as possibilidades que temos e avançando sem parar”, disse ele.
Insistiu na participação da população na solução dos problemas, com seu trabalho e controle para que os recursos sejam utilizados de forma adequada, além de reviver com qualidade para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida da população.
Acompanhado pelas principais autoridades da demarcação e do município de Matanzas, o presidente visitou a escola secundária básica Cándido González, as instalações de dois consultórios médicos de família e uma cidadela com 37 núcleos familiares, todos em processo de reabilitação.
Com o apoio de organizações e instituições e o trabalho do delegado Edelis Romero, na área da circunscrição, problemas de abastecimento de água, iluminação pública e estradas foram resolvidos, e pessoas vulneráveis e crianças e jovens com algum tipo de deficiência física e mental foram atendidos.
O tour do dignitário começou na Plaza de las Banderas, um complexo pictórico no conselho popular de Peñas Altas, onde há dois murais com o maior pavilhão cubano do mundo e os graus de comandante-chefe de Fidel, ambos com 44 metros de altura, projetados pelo artista Jesús Alberto Mederos.
No final de sua estada nesta vila, Díaz-Canel visitou a Unidade Básica de Produção da Cooperativa Ceiba Mocha, perto da cidade vizinha de mesmo nome, e uma área eminentemente agrícola.
mem/wap/bm