Em aparição nesta sexta-feira perante o Parlamento, o Ministro da Saúde britânico, Sajid Javid, disse que a cepa, conhecida como B.1.1.529, representa um risco substancial para o sistema de saúde, embora ele tenha dito que ainda não foi detectada no país.
Quero garantir a esta Câmara (dos Comuns) que nenhum caso dessa variante foi confirmado no Reino Unido até agora, mas é uma causa de enorme preocupação internacional, disse ele.
O Ministro da Saúde explicou que B.1.1.529 contém um número anormalmente elevado de mutações, e tudo indica, disse ele, que é muito mais transmissível do que a conhecida como Delta, por isso ainda não se sabe se as vacinas disponíveis poderiam ser menos eficazes contra ela.
Após avisar que o aparecimento da nova variante é um lembrete a todos de que a pandemia ainda está longe de acabar, Javid destacou a decisão do governo britânico de começar a aplicar doses de reforço desde setembro passado.
Como primeira reação ao surgimento da cepa, o Reino Unido ativou sua “lista vermelha” e cancelou todos os voos da África do Sul, Botsuana, Lesoto, Essuatini (antiga Suazilândia), Namíbia e Zimbábue.
Segundo relatos nesta capital, a nova mutação do vírus SARS-CoV-2 já se espalhou pela Bélgica, Botsuana, Hong Kong e Israel. mem / nm / hb