23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Supremo brasileiro aprova desbloqueio dos bens apreendidos de Lula

Lula, desbloqueo, bienes, embargados

Supremo brasileiro aprova desbloqueio dos bens apreendidos de Lula

Brasília, 27 nov (Prensa Latina) A segunda sala do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a liberação dos bens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apreendidos como parte de processos relacionados à operação judicial Lava Jato, agora desativada.

Por três votos contra um, a decisão segue-se à anulação, estabelecida pelo ministro Edson Fachin (do STF) em março, de todas as condenações de Lula no julgamento da Lava Jato.

Fachin decidiu que a Corte Federal na cidade meridional de Curitiba não tinha jurisdição formal para julgar os casos contra o fundador do Partido dos Trabalhadores e, ao fazê-lo, anulou os julgamentos.

Esta decisão foi confirmada pelo plenário do STF em abril.

Os processos em andamento no estado do Paraná sobre os casos do apartamento triplex no Guarujá, o sítio de Atibaia, as doações para o Instituto Lula e a sede do Instituto Lula foram enviados ao Tribunal do Distrito Federal, e a defesa do Lula solicitou então a liberação dos bens bloqueados nestes processos.

Mas em maio, o Tribunal Federal do Paraná negou o pedido. Na ocasião, o juiz federal Luiz Antonio Bonat considerou que a revogação dependia da declaração de Fachin, o relator da Lava Jato na Suprema Corte.

Agora no julgamento, Fachin votou a favor da manutenção do congelamento de bens, mas foi derrotado porque os juízes Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Nunes Marques votaram contra.

Lewandowski argumentou que a Justiça Federal de Curitiba não poderia emitir mais juízos de valor sobre eles, inclusive sobre a manutenção do bloqueio dos ativos de Lula.

“Esta nova decisão do STF é uma consequência do reconhecimento da nulidade do processo envolvendo o ex-presidente Lula devido à incompetência e suspeita (de parcialidade) do ex-juiz Sergio Moro”, disse a defesa do ex-presidente em uma declaração.

Salientou que a corte de Curitiba “deveria ter autorizado a retirada há muito tempo, mas preferiu, mais uma vez, ignorar a decisão da Suprema Corte a fim de prejudicar Lula”.

msm/ocs/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES