Patrocinado pela Câmara de Comércio e pelo Ministério do Comércio e Investimento Estrangeiro da ilha, o encontro promoveu o intercâmbio comercial e as oportunidades de investimento oferecidas pelo país em diferentes setores, tais como indústria, turismo e uso de fontes renováveis de energia, entre outros.
O presidente da Câmara de Comércio, Antonio Carricarte, ao dar as boas-vindas aos participantes, enfatizou que esta é a primeira delegação empresarial após alcançar o controle da pandemia Covid-19, em um momento em que a economia nacional está iniciando sua recuperação.
Destacou as ações realizadas pelo país para facilitar o ambiente empresarial, como a criação da janela única para o comércio exterior, a regulamentação legal da atividade de investimento estrangeiro e o progresso dos projetos na Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel.
Também mencionou a criação de micro, pequenas e médias empresas, que buscam aumentar a criatividade, cadeias de produção, inovação e aumentar a demanda por produtos, além de gerar exportações.
Carricarte agradeceu a todos aqueles que contribuem para o crescimento gradual e sustentável da ilha e, em particular, aos membros do Grupo Daiquirí Tours, ao qual pertencem 30 empresas italianas de vários ramos e que tem trabalhado incansavelmente para este fim.
Também para o Comitê Empresarial Cuba-Itália, criado há mais de uma década, que contribui para promover as relações bilaterais e a participação de empresários do país europeu em feiras comerciais, entre outras ações.
A Itália é um parceiro importante da ilha, ocupando a nona posição no mundo no comércio, a terceira na União Europeia e a quarta no comércio de serviços.
mgt/kmg/bm