Considerado um dos músicos mais reconhecidos dentro e fora de Cuba, Rodríguez fundou com Pablo Milanés, Noel Nicola e Vicente Feliú o chamado Movimento da Nova Trova, que deu o tom no campo da música popular cubana a partir de 1972.
Nascido na cidade de San Antonio de los Baños (oeste) em 1946, o autor de canções emblemáticas como Pequeña Serenata Diurna ou El Necio transcende sua carreira artística e mais de vinte álbuns.
Sua obra musical foi aclamada em diferentes palcos latino-americanos, onde estrelou performances estelares acompanhadas por figuras essenciais da canção latino-americana.
Este ano o cantor e compositor mereceu o Prêmio Leteo atribuído na cidade espanhola de León pelo seu empenho na palavra como antídoto a tudo o que ameaça a dignidade e como salvaguarda do conhecimento, da beleza e do pensamento
Em seu país, o músico realizou a série de shows conhecida como Gira por los Barrios para levar o melhor de sua arte a inúmeras comunidades, presídios e instituições dentro e fora da capital por mais de uma década.
Por essa iniciativa, que aproximou a cultura dos bairros cubanos e a formação de públicos de todas as idades e classes sociais, a artista conquistou o Prêmio Nacional de Cultura Comunitária do Conselho Nacional de Casas de Culturas.
jf / chm / ls